Calmasol-440 é uma solução equilibrada para o tratamento da hipocalcemia em bezerros, bovinos, ovinos e suínos. A hipocalcemia é frequente nestes animais, sendo frequentemente acompanha por transtornos metabólicos. A principal vantagem do gluconato de cálcio é a sua excelente tolerância dos tecidos. A solubilidade do gluconato de cálcio aumenta através da adição de ácido bórico e, por conseguinte, a quantidade necessária de cálcio pode ser administrada em volumes marginais. O coração do animal está protegido contra os efeitos cardiotóxicos do cálcio durante a aplicação intravenosa através da adição de magnésio.
Calmasol-440 é também excelente como terapia adjuvante no tratamento de alergias, urticária, diátese hemorrágica e contrações uterinas débeis em bezerros, bovinos, ovinos e suínos.
Calmasol-440 está indicado para o tratamento de hipocalcemia aguda e como terapia adjuvante de alergias, urticária, diátese hemorrágica e inércia uterina em bezerros, bovinos, ovinos e suínos.
Hipercalcemia e hipermagnesemia.
Calcinose em bovinos e ovinos.
Utilização após a administração das preparações com dosagens elevadas de vitamina D3.
Insuficiência renal crónica.
Em simultâneo ou pouco depois da aplicação intravenosa de soluções de fosfato inorgânico.
Mesmo quando é administrada uma dosagem terapêutica, pode desenvolver-se uma hipercalcemia devido ao teor de cálcio. Esta doença manifesta-se da seguinte forma:
- Bradicardia inicial
- Agitação
- Tremores musculares
- Salivação
- Aumento da frequência respiratória
O aumento da frequência cardíaca após a bradicardia inicial deve ser considerado um sintoma inicial de sobredosagem. Neste caso, a perfusão deve ser interrompida. Podem ocorrer efeitos secundários tardios na forma de mal-estar geral e sintomas de hipercalcemia até mesmo 6 - 10 horas após a perfusão. Não devem ser diagnosticados incorretamente como hipocalcemia recorrente.
Para aplicação intravenosa de forma lenta.
Bovinos:
Condições hipocalcémicas agudas:
20 - 30 ml de Calmasol-440 por 50 kg de p.c., por via intravenosa (equivalente a 0,34 - 0,51 mmol Ca2+ e 0,12 - 0,18 mmol Mg2+ por kg de p.c.)
Terapia adjuvante para alergias, urticária, diátese hemorrágica e atonia uterina:
15 - 20 ml de Calmasol-440 por 50 kg de p.c., por via intravenosa (equivalente a 0,26 - 0,34 mmol Ca2+ e 0,09 - 0,12 mmol Mg2+ por kg de p.c.)
Ovinos, bezerros e suínos:
3 - 4 ml de Calmasol-440 por 10 kg de p.c., por via intravenosa (equivalente a 0,26 - 0,34 mmol Ca2+ e 0,09 - 0,12 mmol Mg2+ por kg de p.c.)
A perfusão intravenosa deve ser administrada lentamente durante 20 - 30 minutos. As doses especificadas são valores padrão. Devem ser sempre adaptadas à carência existente e ao estado específico do sistema circulatório.
O primeiro tratamento não deve ser realizado num período inferior a 6 horas após o tratamento inicial. Os tratamentos repetidos adicionais podem ser administrados em intervalos de 24 horas, quando estiver assegurado que os sintomas persistentes se relacionam com um estado hipocalcémico preservado.
- Bezerros, bovinos e ovinos:
Carne e miudezas: 0 dias.
Leite: 0 dias.
- Suínos:
Carne e miudezas: 0 dias.